Patronos e Prémios
Prémio Bernardo Lima
O Prémio Bernardo Lima é atribuído anualmente aos alunos com melhores classificações em Biomatemática e Informática, Exognosia, Genética, Zootecnia e Melhoramento Animal e Economia.Em 1948 obteve, em concurso público, a regência da 4ª Cadeira – “Higiene, Matéria Médica e Farmácia”, à qual correspondia a graduação de capitão. Por esse tempo os Lentes de Veterinária lutavam para que se conseguisse um “Estabelecimento com vocação Médica e Agrícola”. Bernardo Lima foi um dos seus maiores dinamizadores. Assim foram surgindo: o “Instituto Agrícola”, o “Instituto Geral de Agricultura”, o “Instituto de Agronomia e Veterinária”. Bernardo Lima Ocupou a cátedra de “Zootecnia e Higiene” e exerceu o cargo durante 30 anos. Além disso foi diretor geral do Comércio e Industria, no Ministério das Obras Públicas, sócio da Academia Real das Ciências e da real Associação de Agricultura Portuguesa. Foi autor de numerosos estudos e propostas sobre o ensino agrícola. Os seus estudos das raças de animais domésticos em Portugal são clássicos e ocupam vários volumes. Os seus conhecimentos técnicos eram vastíssimos e isso permitiu-lhe ser não somente um grande professor mas também ser considerado como o primeiro zootecnista português do seu tempo. Em 28 de Abril de 1915 foi inaugurado um monumento à sua memória, no jardim da Escola Superior de Medicina Veterinária, na Rua de Gomes Freire. Em Setembro de 1993, no centenário do seu falecimento a sua memória foi enaltecida, com diversas cerimónias, na Escola, na Estação Zootécnica Nacional e na terra onde nasceu, pois “As Classes precisam de conhecer a história dos seus membros mais ilustres…”.
Prémio Ferreira Lapa
O Prémio Ferreira Lapa é atribuído anualmente aos alunos com melhores classificações em Bioquímica, Microbiologia e Imunologia e Tecnologia dos Produtos Animais.Tinha 14 anos de idade e foi aluno laureado dessa Escola onde obteve a carta de Medico-Cyrurgico-Veterinário.
Ainda estudante foi nomeado auxiliar do ensino da Cadeira de Anatomia e Fisiologia Veterinária Comparada, vindo a ser nomeado mais tarde Professor Provisório da mesma. Ferreira Lapa, juntamente com outros lentes, discordava da orientação exclusiva de formação de veterinários militares e, juntamente com Silvestre Bernardo Lima, conseguiu a institucionalização do Ensino Agrícola em Portugal num Instituto Agrícola, em 1852. O Ensino Veterinário reformava-se. Ferreira Lapa foi nomeado lente da 8ª Cadeira: “Noções de Física, Química e Meteorologia aplicadas à Agricultura e à Medicina Veterinária”. Ferreira Lapa dedicaria o resto da sua vida ao “Ensino Agrícola” desvinculando-se da sua antiga profissão mas prestando um valiosíssimo contributo para a institucionalização da Agronomia no País. Foi mestre ilustre de Veterinários e de Agrónomos e considerado o fundador da Ciência Agronómica em Portugal. Deixou uma bibliografia extensíssima, dedicando especial atenção às industrias agrícolas. Regeu as cadeiras de “Química Agrícola” e “Tecnologia Rural”. Foi Diretor do Instituto Geral de Agricultura e do Instituto de Agronomia e Veterinária que ajudara a criar. Possuía altas condecorações. Foi sócio correspondente e efetivo de numerosas Sociedades Científicas nacionais e Estrangeiras e da Real Academia das Ciências de Lisboa. Foi nomeado Membro do Conselho de Sua Majestade e Par do Reino.
Prémio Inácio Ribeiro
O Prémio Inácio Ribeiro é atribuído anualmente aos alunos com melhores classificações em Anatomia I e II, Histologia, Patologia Geral e Anatomia Patológica.Joaquim Inácio Ribeiro, que se diplomara em 1862, como Veterinário-Lavrador, escreveu uma dissertação intitulada “O Parasitismo nas Afeções Contagiosas” e habilitou – se ao concurso aberto para a nova disciplina. Assim nasceu a Bacteriologia em Portugal. No Pavilhão de Química do Instituto foi cedida uma exígua dependência onde se iniciaram os estudos práticos de Bacteriologia que rapidamente ficou saturada e obrigou à criação, em 1886, de um espaço maior para o Primeiro Laboratório de Bacteriologia no nosso País. O Laboratório de Bacteriologia representou uma importante viragem nos campos da Patologia e da Higiene Animal, da Saúde Pública e da Tecnologia das Industrias Alimentares. Nele se praticou a investigação, o ensino, a análise bacteriológica, a preparação de vacinas contra o carbúnculo interno, a salmonelose, a pasteurelose, a raiva…durante 10 anos, até à criação do Instituto Bacteriológico Câmara Pestana. Inácio Ribeiro foi, portanto, um dos pioneiros da Bacteriologia em Portugal. O seu Laboratório de Bacteriologia levou à formação de toda uma plêiade de médicos- veterinários que se distinguiram pelos seus trabalhos experimentais e de investigação nas áreas da Bacteriologia, da Imunologia, da Virologia. Vitima de incompreensões Inácio Ribeiro foi desapossado da sua Cadeira e terminou a sua carreira académica como lente de Anatomia Descritiva, até à sua jubilação em 1913, distinguido com homenagens da classe médico veterinária e pela amizade dos seus alunos que carinhosamente o chamavam de “Pai Inácio.”